1. Muita gente não sabe, mas as marcas Adidas e Puma são irmãs, literalmente. A marca alemã de calçados Gebrüder Dassler Schuhfabrik (em alemão, Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler) foi criada em 1926 pelos irmãos Rudolf e Adolf (Adi) Dassler. Donos de personalidades muito distintas, acabaram brigando de vez e se separando após a 2a guerra mundial por conta do apoio de Rudolf ao regime nazista durante a guerra. Adi denunciou o irmão, e este se retirou da sociedade e montou uma nova empresa, levando junto metade dos funcionários.
  2. Adi Dassler usou parte de seu nome e batizou sua empresa de Adidas.
  3. Rudolf inicialmente batizou sua marca de RuDa (também uma junção de parte do seu nome e sobrenome) mas seguindo conselho de amigos que não gostaram de como soava a marca, mudou para algo parecido, Puma.
  4. A divisão da empresa em duas marcas também dividiu a cidade alemã de Herzogenaurach, onde as duas eram sediadas. Cada habitante simpatizava mais com um dos irmãos e em pouco tempo toda cidade estava imersa na rivalidade, cada um apoiando a marca de sua preferência.
  5. Desde a separação, as marcas travaram várias disputas, principalmente no patrocínio aos atletas mais importantes da época. Uma das histórias envolve o nosso craque Pelé. Nas 4as de final da Copa do Mundo de 1970, quando o juiz ia autorizar o início de Brasil x Peru, Pelé pediu mais uns segundos para poder amarrar suas chuteiras. Imediatamente todas as câmeras focalizaram durante longos 30 segundos o pé do Rei e a listra branca que na época identifica a Puma. O retorno para a Puma foi imenso, uma vez que a Copa de 70 foi a primeira a ser transmitida ao vivo.
  6. A história por trás da história: Pelé tinha fechado contrato com a Adidas, uma vez que já jogava com as chuteiras da marca. No entanto, a Puma ofereceu mais dinheiro e Pelé fechou o acordo. Acontece que ele já estava com uma chuteira da Adidas amaciada e não queria correr o risco de estrear uma chuteira nova na hora da partida (nós corredores entendemos disso, né?). Então, ele pintou a sua chuteira Adidas de preto, sumindo com as três listras. Depois pintou uma listra branca sobre o fundo preto, que na época era o que identificava a marca da Puma. Ninguém percebeu. Pelé fez marketing para a Puma, mas na verdade jogou de Adidas.
Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta